14.12.14

#Relatos de uma escapadela natalícia por terras espanholas

    #Léon em dois dias sem nada marcado

   Hoje venho sugerir-vos um pequeno passeio que poderão fazê-lo neste pequeno intervalo entre o Natal e o Ano Novo, altura em que eu o fiz, sem nada agendado nem sequer ter pensado nele antes.

   Num belo dia vinte e cinco de dezembro dou por mim a enfiar umas roupas quentes numa mala para uma ou duas noites no máximo sem grandes idéias de onde iríamos, mas num instante se fez luz: vamos a León em Espanha e de Seat León! Um programa engraçado!

   Ora no dia vinte e seis lá vamos nós começar a nossa hiper minitrip que teve a primeira paragem logo em Chaves. Eu nunca tinha ido a Chaves e decidimos parar para comer um pastel e visitar o Castelo de Chaves e a Ponte Romana de Trajano.





  Ainda a meio da manhã arrancámos logo rumo a León com o objectivo de ainda lá irmos almoçar e arranjar um sítio para ficar a dormir. De Chaves a León são seguramente umas duas horas e meia. Chegados à cidade de destino fomos logo tentar acomodarmo-nos: entramos em vários hostals porque não queríamos gastar muito dinheiro, mas ou eram um bocado maus ou eram um pouco caros e então preferimos ficar num hotel de quatro estrelas mesmo no centro da cidade, que também não é muito grande. Depois de parármos o carro não andámos mais nele, até porque é complicado para arranjar estacionamento.

   Ficámos hospedados no "Hotel D. Afonso V" que era bastante razoável e pagamos cerca de cinquenta euros por noite sem pequeno almoço (não foi muito barato). Lá fomos almoçar umas tapas super rápidas, porque tínhamos a cidade para explorar e não tínhamos nada planeado, mas safámo-nos bastante bem. Também a cidade não é grande.



   Passeámos pelas ruas cheias de gente e cheias de enfeites de Natal, fomos à Catedral de Léon, à Plaza Mayor, visitamos feirinhas de rua, vimos uma casa de arquitectura Gaudi, a "Casa Botines", o Palacio de Los Guzmanes e entretanto era noite, prontos para um banho rápido para sairmos novamente. De salientar que por volta das sete e meia as ruas enchem-se de pessoas que estão a sair dos seus empregos e preparam-se para comerem qualquer coisa fora antes de regressarem às suas casas. Um ambiente muito caloroso apesar do frio gélido que se fez sentir nesse ano.



Casa Botines
Catedral de Léon
Plaza Mayor
 Fomos então tomar um banho quente ao hotel e prepararmo-nos para jantar e ver o que Léon nos tinha para oferecer à noie. A cidade é muito movimentada e os restaurantes estavam cheios, mas lá conseguimos uma mesa num restaurante de tapas delicioso! Comemos muito bem e não pagamos muito. Já exaustos ainda demos umas voltas pelas ruelas e descobrimos o bar que era o mais badalado de nome "Ginger" e com uma arquitectura muito bonita, mas estava cheio e não conseguimos arranjar sítio para ficarmos. Aconselho a um serão neste bar! No entanto, o cansaço não me vence e fomos experimentar um outro muito próximo que deu para relaxar também um bocadinho chamado "Luna 9".



   No dia seguinte, já quase a virmos embora, ainda houve tempo para um passeio matinal à beira rio e para visitármos o Antigo Convento de San Marcos, muito bonito por sinal.




   Já na viagem de regresso a Portugal decidímos ir almoçar a Puébla de Sanabria, província de Zamora, um local muito bonito, com muita natureza em volta e uma aldeia muito pequenina e pitoresca, mas com uma vista magnífica. De salientar as adegas onde guardam os vinhos que são construídas no próprio solo, aproveitando-se as qualidades térmicas que este dispõe.







  Para casa viemos por Bragança, fazendo tabém uma visita pela cidade ainda que sem sair do carro, mas deu para ter uma ideia do local.

   Eu adorei fazer este itenerário, talvez porque foi sem contar e, sem nada marcado, e como foram só dois dias, foi muito intenso, o que para mim está presente como uma experiência muito boa e positiva.

   Espero que gostem e qualquer coisa estejam à vontade para colocar questões ou simplesmente dar a vossa opinião se também já fizeram este roteiro.

   Atrevam-se e tenham também um momento maravilha!

by Soraia Maravilha


   
   

2 comentários :

  1. Fartaram-se de passear :P um beijinho ** https://www.facebook.com/alanaandkyra

    ResponderEliminar
  2. Sim!
    Os passeios inesperados e sem grandes expectativas também são muito bons! ;)

    ResponderEliminar

Deixa a tua opinião...