1.10.17

MM in Thailand #1 ----- 2 dias em Bangkok

Olá maravilhas! Como estão?
Eu cá não podia estar mais feliz por estar a fazer um post de viagens!!! :)
Então, como já devem ter percebido, a minha lua-de-mel foi passada na Tailândia, num combinado de dois dias em Bangkok mais cinco dias na ilha de Koh Samui. O post de hoje será para partilhar convosco a experiência em Bangkok.

Bem... Bangkok é mesmo Ásia. É aquela cidade cheia de arranha céus, com montes de trânsito, quer de carros, quer de motas e com muitas pessoas sempre a circular. Que cidade! Os cheiros, as cores, a movimentação... É mesmo como eu tinha imaginado ou até mais. Demorei quase duas horas para fazer o trajecto do aeroporto até ao hotel, o que normalmente demora entre vinte a trinta minutos. Fiquei hospedada no hotel Ibis Sathorn. Fica numa zona bastante movimentada da cidade, perto de muitos outros hotéis, mas tive que andar sempre de carro, também porque as distâncias são muito grandes. O nosso meio de transporte em Bangkok foi a Uber. É realmente muito barato usar este tipo de serviço, quando comparado com os táxis locais. Confesso que não andei de tuk-tuk. Fiquei com um pouco de receio de usar aquele meio de transporte em vias rápidas com mais de cinco faixas em cada um dos sentidos, e em que os condutores conduzem muito depressa. Se fosse um percurso pequeno, tudo bem, mas não se proporcionou.

Eu cheguei numa sexta-feira ao fim do dia e nessa noite o que fizemos foi explorar as ruas que circundavam o nosso hotel. Há uma avenida principal Rama IV Rd, onde fomos ver os vendedores ambulantes de comida e fruta. Acabámos por comer umas espetadas locais por lá à base de porco e frango (dizem eles e eu quero acreditar que sim). Confesso que não fiquei fã deste tipo de alimentação sem grandes condições de higiene e segurança... A carne está ali ao calor e a receber a tamanha poluição desta cidade. Os ovos idem e tudo o que possam imaginar. Lá não há ASAE e a cada trincadela que dava, rezava para que estivesse em condições. Também fui sempre seguindo os conselhos que me foram dados na consulta do viajante e comi sempre comida acabada de sair do lume e frutas descascadas na hora. Já nem falo na água, que tem de ser sempre engarrafada. Confesso outra coisa: nunca usei água engarrafada para lavar os dentes. Foi sempre da torneira, por puro esquecimento, e não tive problema. No entanto, aconselho a usarem da de garrafa.
Andámos a passear por esta rua, a entrar no espírito e a tentar perceber se se vivia bem ou não lá. A conclusão é óbvia: não! Não há uma rede de transportes, os cabos de electricidade  estão todos à mostra e ao andar-se a pé ouvem-se os curtos circuitos, o sistema de saneamento não deve ser do melhor, pois os odores incomodam um pouco, mas nada que não se aguente.

Claro que tivemos que ir a um rooftop para ter uma vista plena da cidade a daqui tem-se uma visão completamente controversa: vista de cima a cidade parece mega desenvolvida e luxuosa, mas essa não é a realidade das ruas. O hotel que escolhemos para um cocktail foi o Vertigo & Moon Bar, sendo que o elevador nos leva ao piso 63, se não estou em erro, em menos de um minuto. Incrível! Podem lá ir à vontade para uma bebida, sem terem que reservar primeiro. Precisam de ter sorte para encontrar um lugar disponível. Eu não tive essa sorte. O melhor teria sido mesmo reservarmos para jantar, mas pelo que lemos na Internet, a brincadeira não ficaria por menos de 100€, então ficámos-nos só por um cocktail que custou cerca de 10€ e sem álcool... Uma dica: há um outro bar no piso 57, julgo eu, que está vazio e conseguem ter uma vista fantástica na mesma. Não precisam de ficar lá mesmo no topo em pé e sem conseguirem desfrutar da vista. ;)
Em baixo, mostro-vos um dos Uber que usámos.

No sábado de manhã fomos visitar um mercado flutuante que é muito característico na Tailândia. Tivemos muita sorte por estar aberto ao sábado! Visitamos o Tailing Chan Floating Market, que não sendo o maior, deu para perceber bastante bem o que era e como era usual este tipo de comércio. Fizemos uma excursão de uma hora num dos barcos tradicionais e foi mais do que suficiente para andar por aqueles canais a ver as condições em que as pessoas vivem e fazem as suas vidas.
Não visitei o mercado mais turístico, pois ficava bastante mais longe e haveria muito mais confusão, para além de que não sei se estaria aberto ao sábado... Gostei mesmo muito desta experiência, apesar de ser muito estranha e de perceber ainda mais que os alimentos não cumprem nenhuma norma de segurança alimentar (=medo!). Na Tailândia, sê tailandês e vai com tudo!

Da parte de tarde, fomos conhecer o que eu não dispensava por nada: o templo Wat Pho, que é só o maior da Tailândia e onde está o famoso Buda reclinado. Só tenho uma coisa a dizer: mágico! É um local maravilhoso e lindo demais. Todos aqueles pormenores arquitectónicos, toda aquela talha dourada. Não encontro palavras para descrever este lugar. E, apesar de ser massivamente turístico, não sei explicar a paz que encontrei lá dentro. Acredito que também esteja relacionado pela minha enorme curiosidade pelo Budismo. Mas uma coisa vos digo: indo à Tailândia, não deixem de ir a este lugar, por nada.
Ao lado do templo está também o Palácio Real, mas que eu não fui visitar. Neste dia haviam umas comemorações muito importantes e a zona estava com muita gente. Estive mais de uma  hora para conseguir fazer cerca de um quilómetro, por isso ficámos tão satisfeitos com o templo que nem achámos necessário visitar o Palácio Real. Se acharem o contrário, não hesitem em dizer.

Um pormenor muito importante, para o caso de estarem interessados: moto táxi!!! sim, aquilo é um táxi e sim, as senhoras, andam de lado e a mexer nos seus iPhone... perigo!

Para a nossa última noite visitámos a rua mais comercial e turística de Bangkok: Khao San Rd. Nesta rua, há muita coisa para comprar e para comer. Desde as tradicionais t-shirts locais, a artesanato e aquelas coisas que todos sabemos que existem nestes locais para os estrangeiros. Mas uma coisa que nunca tinha visto era a venderem fatos de homem neste tipo de ruas! Fatos de estilista: Versace, Prada e por aí fora. Um dos vendedores dizia para o R. : "you need a suit! almost free!" (risos!). Pelo que percebemos deve ser usual os turistas comprarem estes fatos que são feitos na hora (ou horas) pelos alfaiates locais. Na ilha que fui seguidamente também havia este tipo de negócio e cheguei a ver os senhores a experimentarem os fatos no alfaiate.

É aqui que se podem ver os famosos insectos para quem quiser experimentar. Há de tudo à escolha: escorpiões, baratas, larvas, aranhas, gafanhotos... tudo bem estaladiço, segundo consta... Claro está que eu não experimentei, mas o R. sim... Diz que já comeu coisas piores... Ok... Eu acredito... Acreditem também que estou a escrever este post e está-se a apoderar de mim uma agonia só de relembrar...
Mas nem só de insectos se vive por lá: há muita frutinha, há amendoins com casca, há espigas de milho, há salsichas frescas de frango, há porco com gordura, há cerveja, há marisco e há lojas que vendem prata maravilhosa! Eu comprei uma escrava e o R. também trouxe uma pulseira para ele. As peças têm o contraste oficial e a verdade é que estão impecáveis até hoje. Foi bastante mais barato do que cá e só não trouxe mais nada, porque não tinha a certeza se realmente seria verdadeiro... Mas vão à confiança e se lá forem avisem que peço-vos umas coisinhas!

E pronto maravilhas, foi esta a nossa curta passagem por Bangkok. Se foi muito curta? Para mim não. Confesso que foi mais do que suficiente. A cidade tem muito movimento e cansou-me muito depressa. A atmosfera é pesada e os cheiros muito intensos o que faz com que a experiência seja marcante.

Umas dicas muito rápidas:
- repelente sempre! Mordem mesmo, principalmente ao fim do dia, mas eu colocava sempre que saía do quarto;
- não saiam sem protector solar. Pode parecer que o sol não está lá, mas está. Apesar do calor intenso, como a humidade é muito elevada, não se sente muito a queimar, mas quando chegam ao quarto vêm os estragos se não colocarem;
- para visitar os templos optem por peças abaixo dos joelhos e que tapem os ombros, mas calma, senão morrem de calor. Optem por lenços frescos;
- optem também por andar de havaianas, porque podem ter que tirar os sapatos várias vezes ao dia (no templo é um exemplo);
- levantar dinheiro é fácil. É só colocar o visa na máquina e é tranquilo. Não recorri a nenhuma casa de câmbios. Tentem levantar o máximo possível para fazer compensar a comissão que, mesmo assim, não é muito alta: julgo que não chega aos 4€ por levantamento.

Aguardem o próximo post acerca desta viagem e vão ficar ainda mais convencidos!