4.7.16

Cabo Verde #2 : fora do resort



Olá maravilhas! Como estão vocês?
Eu ainda não estou a cem por cento cá no blog... Acho que já devem ter notado... Depois dos meses de ausência da minha vida social, estou como que a recuperar o tempo perdido e o blog tem ficado um pouco para segundo plano. Nada que vá contra o que quero para o estaminé, pois isto não é uma obrigação, mas sim um hobbie e, como tal, não sinto que ao colocar outras atividades á frente esteja a falhar. Antes pelo contrário, vou tendo é mais histórias para partilhar convosco.
Ora bem, mas vamos à partilha de experiência que  post de hoje traz: o que fiz em Cabo Verde para além de comer, dormir e rebolar.
Como já vos tinha dito no post anterior (podem ler aqui ), eu fiz duas das três excursões que havia como oferta. Claro que há todas aquelas atividades como andar de catamarã, fazer mergulho entre outras atividades mais radicais que não fazem muito o meu género.

A primeira excursão que fiz, não se pode dizer que não foi radical: fui andar de moto4 pelas dunas e pelo deserto e foi uma tarde espetacular. O programa dura a tarde toda (ou a manhã, conforme escolham) e tem uma sequência interessante e bem organizada. Começamos por ir buscar as motas onde fazemos logo um pequeno treino no recinto. As motas são muito fáceis de conduzir e os guias ajudam, para além de que são muito simpáticos e preocupados.


O percurso começa e há uma primeira paragem numa pequena vila que se chama "Povoação Velha". Esta aldeia fica a caminho do atrativo da excursão e que é uma praia virgem chamada praia de Santa Mónica. Nesta povoação em que parei nota-se a pobreza da ilha. Podem ver pelas fotografias que partilho que não há nada. Não há movimento de pessoas, as casas são degradadas e inacabadas e as pessoas estão na rua à espera não sei muito bem de quê... talvez que o calor passe, ou talvez à espera de um amanhã melhor. E sim, vi meninos descalça... A ilha é realmente muito pobre em termos de infraestruturas. Não me pareceu, de todo, que houvesse fome, mas realmente as condições em que vivem são más e não têm acesso a bens e serviços nenhuns. Para terem uma ideia, não há hospital nesta ilha. As mulheres grávidas têm que ir para outra ilha quando esteja a chegar a data do parto. Basicamente encontrei uma realidade que não estava à espera. Não fiquei chocada, mas não pensei que fosse tão pobre.





Depois continuei a viagem por dunas e atravessei o deserto de Viana onde a adrenalina está presente em todo o passeio. É espetacular e eu diverti-me imenso. O R. fez uma condução espetacular e a sensação de ir atrás na mota é muito boa. Adorei a tarde que passei com esta experiência. 



A próxima paragem é na praia de Santa Mónica: uma praia completamente deserta onde só há areia, mar e caranguejos. É uma praia muito extensa e muito bonita, mas fala-se que, muito em breve, irá nascer um hotel de uma grande cadeia, portanto já estão a ver o que vai acontecer. Não tirei muitas fotografias, mas acho que conseguem ver a grandiosidade da praia.




Continua-se a disfrutar das dunas e da areia rumo a uma praia onde ocorre todos os anos a desova das tartarugas. Nesta praia não se pode passar com a mota e não, não vi nenhuma tartaruga :( . É também toda uma envolvência deserta e que é espetacular para um fim de tarde romântico bem agarradinhos à pessoa que amamos. E pronto, a chegada ao hotel faz-me pela praia para queimar os últimos cartuchos da mota com as dunas gigantes que se encontram pelo caminho. Aconselho vivamente esta excursão. Eu, que nunca tinha andado de moto4, fiquei a adorar e com vontade de repetir logo no dia a seguir. o valor deste programa não é muito elevado e penso que roda os trinta euros para uma mota individual. Se for uma mota dupla acho que são vinte e cinco euros por pessoa, mas também já não me recordo. Sei que não achei nada caro.


A outra excursão que fiz também foi engraçada e é o que eles chamam de excursão cultural. Neste passeio faz-se um tour pela ilha numa pick up e o objetivo é conhecermos como as pessoas vivem.


A viagem começa com uma visita a uma povoação perto dos hotéis, povoação essa que, não sendo o centro, já é maior que aquela que visitei na excursão anterior, ainda assim muito pobre também. A aldeia chama-se Rabil e aqui pode observar-se também as condições em que as pessoas vivem: habitações débeis e por acabar, pequenos negócios sem grandes condições, contentores abandonados e uma infinidade de situações que não estamos muito habituados a ver cá no nosso país. Visitei uma fábrica de telhas que já está desativada e em que agora se fazem os souvenirs de barro. Eles chamam uma fábrica, mas é uma casa muito pequena com menos de cem metros quadrados. Era tudo feito à mão e sem grandes condições. 




Passamos por uma igreja toda ela a precisar de obras, pois depois do furacão Fred que abalou a ilha o ano passado, ainda não tinha sido recuperada.


Depois veio a minha experiência preferida desta excursão: a visita à escola! Falta tudo naquela escola, mas as crianças querem e têm muito amor para dar. Aquelas crianças são amáveis e calorosas demais. Senti-me tão bem entre elas! Por mim a excursão acabava ali e tinha lá ficado com elas o dia todo a brincar. A escola não tinha o mínimo de condições. Os livros eram os nossos que mandamos para lá. As batas estavam todas rotas. Os lápis e as borrachas gastas. O sistema solar representado do modo mais arcaico que já vi, mas estas crianças imanavam bondade e carinho. Não digo que fossem crianças felizes, porque não eram, mas foram felizes pelos momentos que lá tivemos a dar-lhes um bocadinho de nós. E elas deram-me tanto delas. Ensinaram-me dois jogos que jogavam com pedras. É triste não é? É triste vermos que as nossas crianças que têm tudo, não nos dão nem um terço do que aquelas crianças me deram naquele pequeno bocadinho.  Toda a gente devia ter oportunidade de tomar consciência destas questões e pensar se realmente está a fazer bem em encher as suas crianças de coisas que na realidade não devem fazer assim tanta falta nem tão bem, como achamos que fazem. O R. tirou uma "selfie" com a nossa máquina fotográfica (completamente antiga e desatualizada, diga-se) e o menino parece que nunca tinha visto este procedimento. Aliás, pareceu-nos que nunca tinha visto uma máquina digital. Só visto e sentido, mesmo. Sai-se de lá a pensar que nós somos uns reis e que não temos o direito de nos queixarmos de absolutamente nada.




Bem, mas depois a vida continua e o ponto da visita é um navio que encalhou ao longo da costa e que eu dispensava bem esta paragem para ter ficado mais tempo na escola. O caminho para chegar o "monumento" é horrível e o que se vê, no meu entender, não compensa os enjoos da viagem.


Finalmente visitámos o pequeno centro da ilha que se chama Sal Rei e aqui já se vê mais movimentação, mas ainda assim é muito pouca. Há algum comércio, mas com uma lacuna enorme de produtos. Há muitas lojas de Senegaleses e pouco mais. Há um mercado de frescos, em que a carne é vendida a céu aberto. Não há cá arcas frigoríficas... nada disso...Vi um banco, vi uma loja de chineses, vi cafés, vi uma bomba de gasolina. há o indispensável que há nas nossas aldeias mais pequeninas. 






Acho que de forma geral vos trago o essencial da ilha e acho que conseguem perceber que é realmente muito pobre. Ao turista não falta nada, mas aos locais falta. Os empregos que há são nos hotéis e são ocupados, maioritariamente por pessoas de outras ilhas. No meu hotel, por exemplo, havia duas pessoas naturais da Boa Vista. Segundo essas duas pessoas e o meu guia da excursão ao centro, os locais não gostam muito de trabalhar e disseram-me que há um ditado: "Sabes como se faz arroz malandro? Pões um cabo-verdiano da Boa Vista em cima de um saco de arroz e já está!". Brutal!
Espero que tenham gostado e se quiserem mais pormenores digam-me nos comentários!
Uma beijoca e prometo que me vou dedicar mais!***


14 comentários :

  1. Mas que fotos maravilhosas Soraia! Gostei mesmo muito de ver e acompanhar.
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. adorava ir a cabo verde, confesso!!!

    http://tehteh25,blogspot.com

    xoxo

    ResponderEliminar
  3. Isso é que foi uma viagem maravilhosa! Cheia de aprendizagem e enriquecimento cultural e pessoal!
    beijinhos
    https://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Parece ter sido uma ótima viagem e as fotos estão lindas!! :)

    Beijinhos, xx
    mylittlecorner7.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. obrigada pelo comentário <3
    deve ter sido uma viagem mesmo incrível! adorei as fotos :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Deve ser uma viagem muito gira! Adoro as fotos, estão maravilhosas!
    Beijinho,

    A Cerejinha ♥ New Bedrooms

    ResponderEliminar
  7. Que lugar bastante bonito adorei
    Muito obrigada pela visita volta sempre adorei
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo todos os dias

    ResponderEliminar
  8. Que post maravilhoso, o lugar parece lindo demais! Amei as fotos, beijos
    www.achatadebatom.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Tem ar de ter sido uma viagem fantástica, adorei as fotos, gostava muito de um dia lá ir. kiss^^

    Giveaway a decorrer! Participa
    http://somerandomthoughtsandthings.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Deve ser o que incomoda mais ao viajar para esse sítios...são dois mundos à parte, o do turismo e o lado mais pobre das pessoas que lá vivem...

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  11. Muito obrigado, querida Soraia! Sem dúvida que PT tem tanta coisa bonita por ver. :D A serra da Arrábida fascinou-me assim como me fascinaram as tuas fotos. Cabo Verde é um dos sítios que quero MESMO visitar!!!

    NEW DIY POST | Chanel Espardilles.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  12. Gostei bastante das fotos e da forma como falaste da viagem! Parece mesmo ser uma experiência que nos enche o coração e que nos dá toda uma nova perspetiva daquilo que realmente importa. Gostei bastante do blogue também e estou a seguir!

    Um beijinho,
    Beatriz do Bookaholic.

    ResponderEliminar
  13. Parece ter sido bem divertido e as fotos são fantásticas.
    Gostei muito ;).
    Beijinhos grandes.

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Deixa a tua opinião...