15.1.16

Monverde: um retiro maravilhoso aqui tão perto!





Olá maravilhas! Como estão? Já estão em velocidade cruzeiro no novo ano?
Eu já estou a trabalhar e até ao fim de Janeiro vai ser sempre a dar e sem parar! Tem de ser...
Mas o que vos trago hoje está longe de dar trabalho: quero partilhar convosco a minha escapadela natalícia.
Eu e o R. temos por hábito tentar dar um passeio na semana entre o Natal e o Ano Novo, e este ano foi mesmo um flash moment: fomos passar dois dias ao Monverde Wine Experience Hotel e fiquei deslumbrada. É aqui tão perto e é tão bom. Para relaxar não há melhor e com a grande vantagem (pelo menos para mim é) de ser extremamente perto do Porto.

Este Wine Hotel encontra-se inserido na Quinta de Sanguinhedo com cerca de vinte hectares de vinha para explorar e está basicamente divido em quatro zonas: a casa central onde se encontra a recepção, o restaurante e as zonas leaving e logo ali também a adega, dois edifícios para alojamentos, a casa Nascente e a casa Poente e o edifício do spa. É um hotel muito recente (com menos de um ano).
Quando se chega é-se recebido com um flut de espumante da Quinta da Lixa (empresa familiar produtora de Vinho Verde e grupo a que este hotel pertence) e com uma visita guiada à propriedade que dura o tempo que o cliente desejar. No meu caso, eu quis saber tudo e depois, a simpatia do staff, ainda me fez querer saber mais e mais. 
Depois disto é hora de dar uma espreitadela ao quarto: maravilhoso, simplesmente. Muito elegante e sofisticado e com cores totalmente apelativas ao ambiente em que está enquadrado. Os interiores deste hotel são obra do conhecido designer de interiores Paulo Lobo (cá no Porto, os restaurantes Real Indiana ou o Twins Foz são da sua autoria). Vejam se gostam...










Vou contar-vos uma coisa: o staff é tão simpático que até me  mostrou um outro quarto também muito bonito. Este quarto já era localizado na casa Poente.










Conhecido o quarto e completamente satisfeita, é hora de ir até ao spa, visto que já era bastante tarde e já não tinha muito tempo antes do jantar. Eu só fiz um bocadinho de piscina e jacuzzi, mas podem contar com sauna e banho turco e um montão de tratamentos à base de produtos vinículas para poderem relaxar. Aqui não consegui muitas fotografias para vocês, mas é muito zen. É bom demais. Só de entrar ficamos logo mais relaxados.





Hora do jantar! Numa palavra: divinal. Só de me lembrar até me cresce a água na boca. Eu optei por uma entrada, um prato e uma sobremesa acompanhada por um só vinho, mas se fosse hoje escolhia o menu degustação e que consiste numa entrada, dois pratos e uma sobremesa, com a particularidade de que cada um dos pratos é acompanhado pelo vinho que mais se adequa à textura do que estamos a comer.
No fundo eu acabei por comer dois pratos, porque partilhei com o R. . As entradas foram dedicadas a cogumelos: o meu era recheado com alheira e grelos e o do R. era também recheado e coberto por um molho de diospiro brutal. O primeiro prato foi arroz de berbigão acompanhado com filete de linguado (nunca tinha comido e estava delicioso). O segundo prato foi vitela assada acompanhada com pêra bêbada e grelos. Ambos os pratos estavam extremamente bem confeccionados. Quanto às sobremesas optamos por uma tarte de laranja e uma outra tarde de abóbora com queijo de cabra. Comer e chorar por mais. Confiram nas fotografias:









Aproveitei o momento depois de jantar para explorar as partes comuns do hotel e aqui a elegância e sofisticação também não passam nada de despercebidas. A qualidade dos materiais é visível até para quem não percebe nada do assunto: tudo é robusto, bem estruturado, de qualidade e de extremo bom gosto. Não me importava nada de trazer muitas coisas cá para casa. Iria ser um pouco difícil em termos de espaço, mas cá me arranjava (montes de risos... havia de ser bonito!).
Deliciem-se: 







Mais um pouco de relaxamento neste ambiente mágico e quente cheio de luz amarela (que eu adoro), envolvida pelas chamas das várias lareiras e é tempo do verdadeiro descanso para mais um dia de descoberta deste pequeno paraíso vinícula.

No dia seguinte aproveitei para fotografar mais pormenores do hotel: o pequeno almoço disposto de uma forma muito original entre estantes de vinho e espumantes dão a este buffet um toque especial de requinte. A variedade de oferta é enorme e com produtos de muita qualidade. Saliento o pão: pode parecer estranho, mas o pão era de uma frescura que já não me lembro de comer igual, para além de ter umas cinco opções de pão. O pequeno-almoço também foi delicioso.





































































E quase quase a terminar (com muita pena minha) vem a parte que mais gostei e que mais caracteriza este hotel: " A chuva de folhas " do escultor Paulo Neves. Do teto “caem” 366 folhas de madeira trabalhada, que representam cada dia do ano – e que têm caras, dedicadas aos trabalhadores das vinhas. Reparem que há também uma folha dourada… é para os anos bissextos. Temos de a procurar, mas está lá. Todas as folhas foram trabalhadas à mão e não há nenhuma igual à outra, sendo que cada uma pesa cerca de um quilo. É mesmo muito bonito e super original.






























































Por fim uma visita à adega e às salas de conferência. Na adega fazem-se jantares de grupo, o que à noite deve ser lindo com os túneis iluminados e todo aquele ambiente acolhedor que a luz amarela proporciona. Quanto ás salas de conferência não me importava nada que as minhas formações fossem lá.
Uma outra coisa muito interessante é que o hotel dá a oportunidade aos hóspedes de poderem participar em praticamente todo o processo de produção de vinho o que acho uma experiência muito boa para os verdadeiros apreciadores desta bebida.







Espero que tenham gostado tanto quanto eu (acho que dá para ver pelo número de fotografias do post), pois realmente este pequeno pedacinho de paraíso merece uma visita e temos que apoiar o que é nosso. Eu adorei e conto lá voltar quando as vinhas estiverem mais preenchidas. Deve ser ainda mais mágico e reconfortante.
Entretanto deixo-vos só mais umas...
Beijoca, beijoca***





Acompanhem o blog também pelo Facebook !



17 comentários :

  1. Depois da tua descrição e da tua reportagem fotográfica fiquei completamente rendida a este lugar :)) adorei conhecer e quero muito conhecer ao vivo ;)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Elisa!! É um sítio muito giro mesmo!! Quando fores apita e se precisares de dicas diz!
      Beijoca ***

      Eliminar
  2. Tal como eu te descrevi, acho que não falhou em nada :)

    Beijinho,
    Lígia

    http://lifestyleandcompany.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. esse sítio é maravilhoso! tenho a certeza que foi uma experiência incrível :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Que reportagem completa... e que maravilha! Fiquei, obviamente, cheia de vontade de conhecer. Ando há sensivelmente 3 meses a querer fazer algo assim, um retiro com spa, algo para relaxar efectivamente, mas ainda não aconteceu! Às tantas é desta, porque esse parece ser completamente ideal, com um spa muito completo e no meio do nada. E a comida também tem um mega bom aspecto. Fiquei convencida! :)
    http://aondenaoestou.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Lindo lugar +.+
    E excelentes fotos :3

    xoxo,
    www.wordsofsophie.com

    ResponderEliminar
  6. Ahaha a sério?! Eu ainda me lembro do conforto delas :D

    E por falar em conforto... Que lugar incrível. Não conhecia mas as fotos aguçaram-me já a vontade de fazer as malas.
    Continua sempre :D

    NEW RECIPE POST | Cod with Parmesan / Bacalhau com Parmesão
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  7. Ahahah a sério?! Eu ainda me lembro bem do conforto delas :P

    E por falar em conforto... Que sítio incrível. Não conhecia Monverde mas fiquei já com vontade de fazer as malas. As fotos estão lindas!!!!
    continua sempre :D

    NEW RECIPE POST | Cod with Parmesan / Bacalhau com Parmesão
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  8. Adorei o retiro e o espaço, fiquei com imensa vontade de visitar! :D Parece ser um local mágico e perfeito para estes dias mais fritos <3

    Blog: http://fiftyshadesofpink.blogs.sapo.pt/
    Instagram: @sarafqueiros

    ResponderEliminar
  9. Bem, que sitio mágico! Super tranquilo. Adorei!

    beijinho
    www.blogasbolinhasamarelas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. A ver pelas imagens é um local acolhedor!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. que sitio lindo!

    http://eighteenshadesofglitter.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Obrigado minha querida! Podes sempre substituir o queijo ralado por pão ralado, por exemplo, de forma a criar uma parte mais crocante :D
    Se fizeres a receita diz-me o que achaste :D

    NEW REVIEW POST | Vogue Power Bank
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  13. Soraia,
    Que lugar deslumbrante, realmente , foi um descanso e bom início do novo ciclo de um novo ano!! O lugar tem uma beleza ímpar. Adorei as flores penduradas e amo luz amarela, dá um efeito espetacular na foto.
    Obrigada por compatilhar tamanha beleza , requinte e sofisticação.

    Um excelente início de semana,
    DMulheres
    @dmulheres

    ResponderEliminar
  14. Mas que maravilha!!! Estava mesmo a precisar de uns diazinhos assim!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. É um local que conheço e realmente é um local maravilhoso.
    Transpira tranquilidade,
    Adorei as fotografias, dá para ver bem do que se trata e da qualidade do local.
    Beijinho e boa semana =)

    ResponderEliminar

Deixa a tua opinião...