3.10.15

Cuba: a pérola do Caribe #1


  #O descanso absoluto dos guerreiros em Varadero

   Olá olá!! E então? Como têm passado?  Eu estou completamente rejuvenescida depois destas férias de dolce faire niente! Sim, 2015 foi o ano de ir a Cuba! Era uma viagem que sempre foi muito desejada e felizmente este ano consegui cumpri-la. Teria de o fazer o mais rápidamente possível, pois com a abertura das relações com os EUA, Cuba irá certamente perder muita da magia que a sua atmosfera carrega e nos faz ficar deslumbrados. Vamos lá começar com o meu testemunho! 


   Decidi ir sete dias para Varadero. Desta vez, marquei a viagem mesmo numa agência, e os pacotes que tinham eram de três dias em Havana e como achei demais, decidi-me pelos sete dias em Varadero e depois de lá estar logo via como faria! Mas concentremo-nos em Varadero. 

   A acomodação: 
   Varadero é uma península com mais de setenta hotéis e resorts. O difícil é mesmo escolher, mas como comprei a viagem pela Abreu, eles logo me aconselharam e venderam-me o resort mais caro que estava na brochura: Paraisus Varadero Resort & Spa. Ok... Ao início fiquei um pouco na dúvida se valeria a pena, mas hoje digo que sim!!! Vale muito a pena! Para este tipo de férias vale a pena investir num bom resort e convínhamos que ele é do grupo Meliá, portanto temos sempre aqui um dedito europeu e não esquecer que um cinco estrelas em Cuba não será propriamente aquilo a que estamos habituados cá, mas pelo menos ir para uma cadeia internacional já não será mau de todo e conseguimos encontrar alguns standards da marca. Eu gostei imenso, o espaço é gigante, os quartos são enormes, tem imensas actividades, tem sete restaurantes temáticos e todo um conjunto de facilidades que um hotel de topo proporciona. Nada a apontar à acomodação.







   A alimentação:
   Muito boa também. A opção de escolha é enorme. Para além dos sete restaurantes temáticos que só se vai com reserva, a sala de refeições em buffet (que é giríssima) tem imensa variedade, desde os pratos locais, passando pelas carnes e peixes na chapa, uma parte completamente dedicada à cozinha italiana, uma variedade sem fim de frutas e doces e nem falo no staff, porque sem dúvida são super atenciosos. Eu poderia estar aqui horas a descrever a comida, mas ficam com a ideia que realmente se come muito bem neste resort e destaco a papaia deles: é de comer e chorar por mais... E logo eu que adoro sumos naturais de fruta. Mas não, não engordei, porque nem eu nem o R. somos pessoas de nos empanturrarmos em comida. Não faz parte da nossa forma de ser enchermos o prato até cima. Afinal de contas temos comida vinte e quatro horas disponível, para quê exagerar?!




   As actividades lúdicas:
   Aqui não se morre de tédio: entre voleibol de praia logo às dez da manhã, passando pelos desportos náuticos completamente grátis, piscinas que nunca mais acabam, campos de ténis, carreira de tiro, spa, e as longas caminhadas que se tem de fazer para se chegar de um local ao outro, o importante é que se está sempre em movimento e acho que está tudo muito bem pensado. Assim as pessoas não engordam tanto e vão se exercitando! Há sempre alguém a olhar por nós, ou se queremos uma água de côco, ou se queremos uma bebida do bar, ou somente para nos dar os buenos dias sempre com um sorriso nos lábios.






   O staff do hotel: 
   Acho muito importante frisar as pessoas. Eu bem sei que eles estão sempre à espera de uma gorjeta, mas eu gostei dos cubanos. Acho que apesar do interesse da gorjeta, eles gostam realmente de falar com os turistas, gostam de nos fazer sentir em casa e interagir com as pessoas. Também não sei se seria por já estarmos em época baixa e não haver muitas pessoas no hotel. Quero manter a minha ideia positiva acerca das pessoas. Devido ao regime em que vivem, eles têm necessidade de comunicar com os turistas para saberem um bocadinho mais do mundo fora do seu país. Troquei contacto com algumas pessoas e estou ansiosa por lhes mandar noticias, pois sei que eles estão à espera delas... Para terem uma noção do que falo, eu dei uma gorjeta de cinco euros a cada um dos dois jardineiros que me fizeram o chapéu de folhas de palmeira e todos os dias tinha dois grandes sorrisos abertos para me darem os buenos dias e darem-me uma flor. As águas de côco a cada regresso da praia eram praxe e até bananas me trouxeram, porque no resort não havia. Fiquei mesmo sensibilizada com a bondade deles... Se fosse um outro povo, eu dava a gorjeta e pronto... Aqui não... É diferente... Eu não vos consigo explicar, é uma sensação realmente verdadeira que se sente por este povo.



   A praia:
   Bem, a praia é completamente incrível! A praia do hotel tinha um areal enorme, super branco e fazia como que uma baía. Era perfeita! Tínhamos espreguiçadeiras e toalhas de praia à disposição. O mar era caribe puro, com uma temperatura extremamente agradável. Aquela temperatura que refresca, mas entra-se na água sem qualquer tipo de problema, sem ter que molhar primeiro o braçinho, e depois o ombrinho... E eu sou dessas pessoas. Sou muito friorenta e para entrar no mar é sempre um filme. Aqui não. Não apetece é sair daquele mar azul turquesa.








   O que fazer em Varadero:
   Bem, Varadero não tem muito para fazer. É uma península muito grande, em que saindo do resort não tem nada para fazer. Então a alternativa é apanhar um táxi (custa no mínimo 20 euros (CUCS)) ou então o bustour por 5 euros (CUCS) que dá para andar o dia todo, e ir dar um passeio ao centro de Varadero. Ora bem, não precisam de muito tempo para isto. Eu somente lá fiquei uma hora e meia. Tem uma feira de artesanato boa para comprar os recuerdos que são extremamente baratos, tem um shopping que claramente em nada tem nada a ver com os nossos, como devem imaginar... Mas esta vila merece uma visita, pois é mais uma oportunidade para se estar em contacto com este caloroso e alegre povo e ter-se percepção das suas realidades. Também há uma marina em Varadero, mas eu não fui e suponho que não perdi nada muito sinceramente. 




   Basicamente é isto que se faz em Varadero. Um pouco de passeio, mas o essencial é descansar na praia, naquelas águas azuis cristalinas, beber um montão de bebidas para não desidatrar, fazer umas valentes caminhadas à beira mar, comer, dar umas braçadas nas piscinas intermináveis, descansar mais um bocadinho, comer novamente, assistir aos shows noturnos do resort que eram muito bons e voltar a descansar. E é muito bom de se fazer!



   E então? O que acharam do meu relato? Gostaram das fotografias? Ficaram com vontade de ir? Se tiverem qualquer questão não hesitem em perguntar!

   Entretanto estará para sair o post sobre a mágica Havana! Fiquem atentos! 
   Beijinhos e encham-se de momentos maravilha!

By Soraia Maravilha

2 comentários :

  1. Ai que Céu!! Aposto que voltavas assim num estalar de dedos para o teu Resort :P Que fotos lindas!!! :P Um beijinho, Regina **

    Alana & Kyra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Regina!

      Obrigada pelo teu comentário!
      Sim! De fato voltava já!! Foi realmente bom de mais para acabar tão rápido. Se bem que estando lá nem se dá conta do tempo passar!

      Adorei e aconselho! Brevemente sairá o post sobre Havana!

      Beijinhos!

      Eliminar

Deixa a tua opinião...