27.8.15

Mindfulness: todos sabemos o que é, mas esquecemo-nos de aplicar

   #Resume-se à vivência do presente

   Olá leitores!
   Hoje quero trazer-vos a minha veia mais introespetiva e mais séria. Não é que os outros posts não sejam sérios, mas este tem um peso diferente.

   Como o nome do blog indica, eu vivo em busca de momentos maravilha e logicamente em busca da felicidade e de tentar perceber quais são as melhores formas de a alcançar na sua plenitude. Farto-me de ler sobre este assunto e gosto imenso de aprender com as novas opiniões e experimentar tudo o que é sugerido. Mas, realmente, cada vez mais chego à conclusão que o estado de Mindfulness é o mais nos poderá trazer o que de melhor queremos para nós. E então qual é a solução milagrosa para a felicidade e serenidade do nosso espírito? Desenganem-se... Não há uma solução, mas sim um conjunto de recursos que cabe a cada um de nós serem usados da melhor forma para atingirmos os nossos objetivos.


   O Mindfulness baseia-se na vivência do presente, no desligamento ao passado e no distanciamento em relação ao futuro. O agora e o aqui é o que realmente temos e o que realmente importa. Quanto ao passado, não o podemos mudar, e o futuro também não podemos prever o que irá acontecer, por um lado não nos serve de nada sofrer por coisas que ainda não aconteceram, nem tão pouco viver agarrados a boas expectativas que podem nunca chegar a acontecer. Então, o momento é agora!

     Quando estamos a pensar em coisas que não são aquilo que estamos a fazer no momento isso leva-nos como a que funcionar em piloto automático e descorar o momento presente em prol de coisas que já passaram ou que ainda nem aconteceram e a nossa performance no agora sai prejudicada.

   Eu sou completamente a favor desta teoria, mas perguntam agora vocês que é tudo muito bonito, mas nós não conseguimos mandar nos nossos pensamentos, então como fazemos? Sim, podemos até não mandar neles, mas podemos "domesticá-los" e tentar concentrarmo-nos ao máximo naquilo que estamos a fazer no presente. Claro que para isso é necessário muito treino e existem muitas técnicas que eu pessoalmente comprovo que funcionam. A principal é ter plena consciência da nossa respiração. Se sentirmos, tivermos consciência e controle sobre a nossa respiração temos meio percurso feito para podermos ter um maior controlo sobre os nossos pensamentos e afugentar o que não nos interessa e é maléfico para a nossa felicidade e nos causa ansiedade. Paralelamente aos inúmeros exercícios de respiração que existem ( e se precisarem de dicas posso dar-vos perfeitamente), também é muito importante a meditação e também muito mais difícil, mas se for praticada um bocadinho todos os dias, notam logo ao final de duas semanas algumas melhorias (as condições em que a fazem são muito importantes também, o que vos posso dar algumas dicas). 


     A ideia aqui é termos consciência de todos os passos que o nosso dia a dia tem e tirar o máximo prazer de cada um deles, desde o momento que abrimos os olhos de manhã até voltarmos ao nosso descanso. Mesmo que estejamos a ter um dia mau, por exemplo, podemos tirar partido dele tirando cinco minutos para respirarmos devidamente, ter consciência da nossa respiração, do quão fundamental ela é para nós e simplesmente estamos prontos para voltar e enfrentar o problema, mas desta vez mais conscientes e tranquilos.   


   Eu contra mim falo, porque conheço todas estas teorias todas de traz para a frente, pois realmente interesso-me muito por esta variedade enorme de opiniões em relação á plena serenidade perante a vida, mas realmente se fizerem disto um modo de viver, conseguirão ser pessoas mais tranquilas, mais felizes, mais de bem com a vida e com mais momentos maravilha, tenho a certeza.

   Vamos tentar por o Mindfulness em prática? O momento maravilha agradece.

   Boa noite e beijinhos!



By Soraia Maravilha

Sem comentários :

Enviar um comentário

Deixa a tua opinião...